dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    

A rede de pesquisa Aquabrasil, liderada pela Embrapa e que conta com a parceria de diversas instituições de pesquisa, busca em seu trabalho resultados para os diversos segmentos da cadeia do pescado. Assim, a partir de programas de melhoramento genético, pesquisas em nutrição, manejo e sanidade animal procura-se ofertar soluções com características que permitam nosso setor aquícola aumentar sua produtividade e também seu retorno ao capital investido. Entretanto a cadeia do pescado também é feita de indústrias processadoras e do varejo, e para estes segmentos a rede Aquabrasil mantém um projeto componente exclusivo com equipe focada em responder parte de questões consideradas importantes por esses segmentos do setor.

O projeto procurou em sua concepção no ano de 2007 ouvir parte das indústrias para saber o que estava sendo então considerado importante para eles. A partir do que foi comunicado e também da opinião dos pesquisadores foram definidas metas de pesquisa para serem completadas em 2011. Nas cadeias das quatro espécies aquícolas selecionadas pelo Aquabrasil (tilápia, tambaqui, cachara e camarão branco) as demandas foram diferenciadas em função do mercado a qual se destina o produto e o tamanho e grau desenvolvimento da cadeia específica.

As pesquisas da rede Aquabrasil com pescado de tilápia tiveram o foco na rastreabilidade dos produtos, uso de resíduos de filetagem para a elaboração de co-produtos como farinha e biscoitos, além do curtimento do couro e o uso de métodos de produção que aumentem a vida de prateleira dos filés, como a tilápia minimamente processada. A equipe também enlatou com sucesso carne e patê de tilápia e produziu silagem com resíduos do processamento industrial.

As particularidades da produção em tanques na fazenda que criam condições para a ocorrência de off-flavour (¨gosto de barro¨) nos filés de tilápia foram extensivamente estudadas e a intensidade que o fenômeno pode ocorrer nos produtos em função das práticas de manejo foram determinadas pela equipe. Procedimentos corretos e boas práticas de manejo que minimizam o problema foram propostas.

Para o camarão branco as pesquisas se concentraram em aperfeiçoar métodos de extração de substâncias químicas de uso farmacêutico como a quitosana.  Pesquisas vêm sendo conduzidas para avaliar as características do pescado de camarão branco frente ao congelamento com o intuito de indicar as melhores práticas de aumentar a vida-de-prateleira dos produtos sem prejudicar sua qualidade.

No tambaqui, peixe muito consumido no Norte do Brasil, cuja oferta historicamente provém da pesca, vem nos últimos anos se tornando uma opção cada vez mais comum da aquicultura realizada na região Norte e comercializada Brasil afora, sendo então detectada a necessidade de conhecer as características do produto produzido em condições de escala industrial, desenvolver cortes especiais que maximizam o aproveitamento da carne e alternativas para elaboração de co-produtos da carcaça resultante da filetagem de sua carne.

Para o surubim cachara, parente próximo do pintado, produto este com foco em nichos de mercado e potencial de exportação foram analisadas as propriedades da carne e a busca de alternativas de processamento que agreguem valor aos filés, como a defumação, e aos resíduos de filetagem, como a produção de patê.

Vale ressaltar, como o próprio nome diz, que as tecnologias desenvolvidas pela rede de pesquisa Aquabrasil são brasileiras e estão à disposição de nosso setor produtivo para produção com a adaptação em função da demanda de mercado e apropriado cálculo de viabilidade econômica para implementação prática dos processos.
 
Neste ano de 2011 novas consultas e reuniões técnicas estão sendo feitas e além da pesquisa para melhoria contínua dos processos já desenvolvidos, assuntos como o bem estar-animal, tratamento de resíduos líquidos e sólidos da indústria, segurança do alimento e métodos inovadores de processamento estarão na mira do trabalho da equipe para os próximos anos.

Nem todas as tecnologias desenvolvidas são de interesse para todas as plantas processadoras, depende de muitos fatores de mercado e características de cada empresa e cada caso é um caso, em função de seu ganho com a comercialização do peixe inteiro e de filés e também das exigências dos consumidores e da conjuntura econômica.

Entretanto, no ambiente da era da informação, os mercados que necessitam de praticidade e vida-de-prateleira dos produtos processados não param de crescer, e as demandas mundiais pelo consumo de proteína e lipídios de alta qualidade que o pescado pode oferecer são oportunidades, que serão formas de gerar consumo para o aumento da produção e oferta de peixe planejada pelo nosso país e pela FAO.

De nossa parte, membros da equipe de pesquisa pública em tecnologias agroindustriais da rede Aquabrasil, temos a convicção que nosso país tem hoje e terá mais ainda nos próximos anos oferta de tecnologia agroindustrial nacional suficiente para atender este novo desafio que se apresenta para nosso agronegócio, e esperamos ao final do processo obter o mesmo sucesso já trilhado pelas cadeias da carne bovina, de frangos e suína do Brasil, mundialmente reconhecidas pela excelência de seus produtos finais ao consumidor.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Projeto Aquabrasil - Artigos já Publicados

Avanços na sanidade aquícola do projeto Aquabrasil
20/10/2014

Pesquisa de nutrição em rede contribui para salto tecnológico em aquicultura
07/12/2011

Avanços já alcançados pelo Projeto Aquabrasil
28/09/2011

Melhoramento genético de peixes: pesque essa ideia
25/07/2011

Disponibilização dos conhecimentos básicos da piscicultura em publicações elaboradas pela equipe do Aquabrasil
22/06/2011

Como a pesquisa vai mudar os rumos da aquicultura no Brasil
20/05/2011

O peixe nosso de todo dia
08/04/2011

Conteúdos Relacionados à: Agroindustria
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada